BREVE RESUMO HISTÓRICO

 
 
Em 2000, dois amigos aficionados pelo todo o terreno começaram a participar conjuntamente em alguns eventos de todo-o-terreno turístico.

Um deles, proprietário de um Defender 90 terá sido o responsável por contaminar os restantes com o síndroma Land Rover.

Quatro anos depois, mais dois companheiros se juntaram a este grupo nas suas aventuras, um deles proprietário de um Serie III.

Não tardou para que os dois penduras se fartassem de andar à boleia e juntassem à frota mais um Serie III e um Range Rover 300 tdi.

Assim Adelino Cardoso, Renato Amaral, Bruno Costa e Vitor Fernandes decidiram criar um grupo para que pudessem partilhar com muitos outros a sua paixão pela natureza, pela aventura, pelo todo-o-terreno turístico e pela sua terra natal.

Como não lhes bastava a participação nos eventos em que iam participando decidiram partir para a sua organização.

Então em 2005 desenvolveram aquele que seria o seu 1º passeio TT organizado.

O TT Serras e Rios de Lafões foi organizado conjuntamente por este grupo e uma empresa de desporto de aventura.
Este evento serviu para delinear o caminho que se seguiria.
Ao mesmo tempo vieram as participações nos Eventos Land Rover em Portugal (principalmente os organizados pelo LandMania Clube de Portugal) e a filiação ao referido Clube.

Não tardou até que o pequeno grupo conseguisse a organização de um passeio mono marca (LR) – passeio de natal LCP 2005.

Aí surgiu o nome do grupo – LandsdSever numa alusão à paixão pelos Land Rovers e à terra natal dos membros do Grupo – Sever do Vouga (um pequeno concelho agraciado pela obra da natureza, no distrito de Aveiro).

A partir daqui o bichinho começou a tomar proporções maiores e o convívio, partilha, espírito de grupo e camaradagem vividos nos encontros LR moldaram o estilo de vida deste grupo que se começou a tornar numa família.

O amor à marca e aos seus lemas foi crescendo e a organização de eventos começou a ser uma constante com cada vez mais detalhe organizativo e perfeição, e com cada vez mais pessoas a quererem fazer parte dos eventos dos LandsdSever.

Não tardou para que os LandsdSever se auto denominassem como um núcleo do LCP e que fossem presença quase  permanente nos eventos do clube mãe assim como tomassem parte de pelo menos a organização de um passeio anual para o clube (sem contar com outros passeios multimarcas).

A família continuou a crescer e a juntar mais aficionados LR de terras Severenses e concelhos limítrofes.

Em 2010 fomos responsáveis pela Coordenação do Projecto Limpar Portugal em Sever do Vouga. Uma iniciativa que partiu do LCP, com cariz de sensibilização ambiental e ecológica.

Até que em 2012 face à dimensão que o grupo vinha tomando ficou decidido que era necessário dar um passo em frente e tornar tudo ainda mais formal.

Pelo que, a 05 de Maio de 2012, os LandsdSever formalizaram a sua existência com a constituição de uma associação LandsdSever – Associação para a Promoção do Património.

Esta associação tem como objectivo social

1. a organização de actividades e eventos de aventura e lazer em diversas modalidades e a promoção de actividades técnicas, culturais, sociais e desportivas entre os associados e outros intervenientes.

2. priviligear e incentivar a prática de actividades e eventos de aventura e lazer que levem em conta a legislação em vigor, a defesa do ambiente, da natureza e do património nacional.

Foram 11 os seus sócios fundadores, mas um ano depois a associação conta já com 40 associados.

O Balanço deste primeiro ano e meio é muito positivo com o desenvolvimento de várias actividades desportivas, de aventura, ambientais e solidárias e no ênfase dado ao todo-o-terreno (motivo que nos fez chegar até aqui) e em muito especial à LR.

As actividades que realçamos mais são:

Constituição do logotipo Land Rover durante o Land Rover Ibérico em 2010 em Gouveia

Visita do director da LROwner aquando da sua visita a Portugal em 2012 com a Dream Land Rover de José Almeida.

Organização do programa Volante Tv - ESPECIAL SEVER DO VOUGA

A ambição é continuarmos a crescer e pudermos mostrar e partilhar magníficas paisagem e lugares onde só é possível chegar em LR, como forma para sensibilizar para a sua preservação, conservação…

Adaptamos o tipo de actividade que organizamos tento em conta sempre objectivos principais da Associação.

Assim aproveitamos o know-how e resolvemos também organizar outras actividades noutras modalidades como por exemplo:

Passeios Pedestres
Passeios de Vespas - Vespasever
Passeios de clássicos -  Clássicos de Sever do Vouga
Passeios de Bicicletas - Bicicletas Antigas de Sever do Vouga